Direito e legislação
Curso de Administração
Disciplina CONTABILIDADE
DIREITO E LEGISLAÇÃO
Planejamento é um processo administrativo, utilizado pelas organizações para nortear as tomadas de decisões, bem como direcionar as ações futuras.
Segundo Chiavenato (2007), o planejamento é dividido em 3 tipos: estratégico, tático e operacional.
O planejamento estratégico é realizado no nível institucional da empresa (dirigentes), é projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a organização como um todo.
O planejamento tático é realizado em nível intermediário da organização e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações, é projetado para o futuro próximo (médio prazo) ou atividades atuais da organização em nível de departamento e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos.
O planejamento operacional é executado no nível operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. Preocupa-se com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados. Tem caráter imediatista pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações.
O planejamento é uma ferramenta necessária para minimizar surpresas, evitar improvisações e prejuízos. Com o olhar no futuro, busca-se ações eficientes e eficazes para obtenção dos resultados e melhor aproveitamento das oportunidades.
Referências:
Chiavenato, I. Processos Administrativos. Administração: teoria, processo e prática. 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Shinyashiki, R. Veja o futuro antes dos outros. Disponível em http://www.planestrategico.com.br/index.php?lingua=1&pagina=shinyashiki2, acessado em 20 de março de 2010.
Dos Santos, P. B. O