direito não é ciência
O direito não ciência, para definirmos isto devemos primeiro saber o que é Ciência.
CIÊNCIA é:
A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades as mais gerais e abrangentes possíveis bem como a aplicação das leis científicas derivadas; ambas especificamente obtidas e testadas através do método científico.
Será que o Direito abrange essa descrição?
Vamos a algumas citações de pessoas com conhecimento jurídico e posição na sociedade de Direito:
Teoricamente Direito seria Ciência, mas na sua função pratica é uma arte segundo MARIA HELENA DINIZ, in A Ciência Jurídica, 3ª ed., São Paulo, Saraiva, 1995, p. 6). No direito tem que interpretar analisar e convencer, se Direito fosse uma ciência não precisaríamos de julgamentos, pois na ciência os resultado da mesma experiência sempre tem o mesmo resultado então entenderíamos que por exemplo todos os crimes iguais teriam a mesma condenação e não é isso que vemos no Direito crimes iguais com sentenças diferentes como então podemos dizer que é uma ciência.
Vou citar Eros Roberto Grau é um jurista respeitado pela sua formação e experiência e entre outras coisas foi Ministro do STF até o ano de 2010, disse:
Eros Grau foi Ministro do STF até o ano de 2010, é um jurista respeitado pela sua formação e experiência e disse: “(...) rigorosamente direito não é ciência (...) o conceito rigoroso de ciência permite afirmar que os enunciados científicos são apodíticos (demonstrativos), o que quer dizer que são verdadeiros e podem resistir contra qualquer tentativa de demonstração de sua falsidade”
EROS ROBERTO GRAU, in Direitos, Conceitos e Normas Jurídicas, São Paulo, Revista dos Tribunais, pg. 25 e segs.)
Declarou em 16 de dezembro de 2013 o advogado João Zanforlin da Associação Portuguesa de Desportos equipe do futebol brasileiro:
“Para Zanforlin, a Comissão deve interpretar o caso, levando em consideração as circunstâncias da eventual punição, que pode alterar