Direito na Engenharia Civil
MONOGRAFIA é a descrição, através de um texto com formato pré-definido, de um estudo aprofundado de um assunto específico em alguma área, com o objetivo de esclarecer esse determinado tema e propor novas formas de organizá-lo e analisá-lo.
Uma monografia deve ser escrita em linguagem clara e objetiva. Um texto científico deve ser objetivo, preciso, imparcial, claro, coerente e impessoal. Os verbos devem ser conjugados na terceira pessoa do singular, nunca na primeira pessoa. O texto deve seguir uma seqüência lógica apresentando e explorando as idéias com precisão, as pesquisas, os dados, os resultados, sem prolongar-se por questões de menor importância.
ESTRUTURA DA MONOGRAFIA
A monografia contêm as seguintes partes:
Capa
Folha de rosto
Folha de aprovação
Dedicatória (opcional)
Agradecimentos (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo em português
Resumo em inglês
Lista de Ilustrações (opcional)
Lista de Abreviaturas e siglas (opcional)
Sumário
Introdução
Proposição
Revisão da literatura
Discussão
Conclusão
Referências
Anexo (opcional)
A seguir será descrito cada item da estrutura da monografia:
CAPA
Deve-se colocar o nome completo do autor na parte superior da página, o título no meio e a cidade e ano de apresentação no final da página.
FOLHA DE ROSTO
Essa folha contém os elementos essenciais a identificação do trabalho. Ë semelhante à capa, com adição de uma frase como mostra o exemplo:
FOLHA DE APROVAÇÃO
Deve conter a data de aprovação, nome do curso, nome completo do coordenador do curso, orientador da monografia e local para assinatura dos mesmos.
DEDICATÓRIA (opcional)
Texto curto, no qual o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho a alguém por quem tem afinidade. Sua colocação é opcional. Não é necessário colocar título.
AGRADECIMENTOS (opcional)
Local em que o autor manifesta seu agradecimento àqueles que colaboraram para elaboração do trabalho. O agradecimento