Entrevista de referência
Os usuários de uma biblioteca, em sua maioria sabem o que precisam e formulam pedidos que venham ser entendidos pelos bibliotecários. Existem ainda os usuários que não tem certeza quanto ao que precisam, alguns até sabem do que necessitam, mas não conseguem se expressar com palavras adequadas. Este trabalho aborda as razões pra uma entrevista de referencia e enfatizar a mesma aos consulentes que se enquadram na incerteza de sua necessidade ou na ineficiência de comunicação dessas mesmas necessidades.
A linha de pensamento adotada por este grupo, que poderá ser percebida no desenvolvimento deste, foi de que os usuários têm plena consciência de que se defrontam com o problema e que a informação, de certa forma, os ajudará em uma possível solução, e ainda, não conseguindo expressar a informação que necessitam com real precisão e é aí, que surge a viabilização “de um pedido de socorro” ao bibliotecário, que podemos perceber a importância da aplicação da entrevista de referencia, sim, no diálogo real entre o bibliotecário e leitor que será abordada e conceituada neste.
1. ENTREVISTA DE REFERÊNCIA
Além de saber organizar, sistematizar as informações de uma unidade de informação, o profissional bibliotecário de referência, utiliza-se de métodos e técnicas para efetuar busca e recuperação de informação, bem como divulgá-las com eficácia. Diante disto será o profissional de referência o responsável de estabelecer a relação e o contanto entre as informações organizadas e existentes no acervo de uma unidade de informação e o usuário que utiliza seus produtos e serviços de informação.
Gusmão e Ribeiro (1979) enfatizam que de nada valerá todo o método e toda a técnica biblioteconômica se não se conseguir a comunhão entre bibliotecário e consulente.
É nesse momento que se faz necessário um processo de entrevista de referência onde a relação: bibliotecário – informação – usuário. Para tanto se faz necessário um processo de comunicação que