direito humano reda ao
Thompson crítica no texto a pratica da segurança pública administrada na sociedade mais pobre, trazendo a miséria ao delinquente, formulando assim a imagem do criminoso no status social, chegando a colocar que a pratica e a teoria andam opostas.
O autor afirmar e demostra que a polícia é controlada. E junto com ela os fatos delituosos, ele coloca a polícia como a primeira a filtrar as punições, e fazer divisão dos delitos e seus atores, são consequências infundadas, a instituição trabalha em cima das leis, independente da classe socioeconômica, e são as leis penais que escolhe os protegidos. O sistema capitalista traz uma divisibilidade da classe social, onde a minoria tem o controle superior sobre a maioria, a desde a formação social da economia, a polícia na sociedade como um todo sem divisão, e sim na criminalidade.
Os problemas institucionais das polícias formam uma realidade visível, necessita de investimentos e capacitação na área de segurança pública, a instituição busca o reconhecimento como protetores dos direitos humanos, e não como proteína genética de devassidão e acossamentos de camadas sociais desfavoráveis.
A aplicação das política no exercício do direito humano se evolui algumas em grandes ou pequenas escala, assim como a polícia cientifica trazendo excelentes recursos de investigação criminal adequando se o respeito individual eficientes na organização da ordem pública e proteção dos indivíduos.