Direito empresarial
Iniciativa é a capacidade que todos nós temos de criar, iniciar projetos, conceber novas idéias colocá-las em prática e levá-las até o fim.
O iniciativo vive mudando, testando, procurando coisas novas e acaba tendo uma vida muito mais rica, mesmo que seja menos rentável, eles são criativos, têm mil idéias, mas abominam a rotina necessária para colocá-las em prática.
Acabativa é um neologismo que significa a capacidade que algumas pessoas possuem de terminar aquilo que elas próprias ou o que os outros começaram. Sair do lugar e começar a implantar uma solução é o primeiro passo, mas se essa solução não chegar ao fim, o problema que iria resolver persistirá e um novo problema chega a ser criado. O Iniciativo almeja ser famoso, o Acabativo quer ser útil.
Figura 1 – Acabtiva
Fonte:https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+iniciativa&espv=2.
Iniciativa e Acabativa são assim, uma sem a outra limita os sonhos e as realizações. Quantas pessoas têm dezenas de idéias e não sabem como fazer para dar certo. Um bom exemplo foi Van Gogh, um gênio da pintura, criou verdadeiras obras de arte, deixou o seu legado, porém morreu pobre e sem ter vendido um quadro, que hoje suas obras são cobiçadas por todo o mundo.Podemos dizer que iniciativa ele teve, faltou-lhe acabativa .
Outro bom exemplo de iniciativa sem acabativa é ganhar o carro dos seus sonhos e esse carro não tem marcha ré. Você sai pela cidade e acaba se perdendo. Quando se da conta acabou de entrar em um beco sem saída e não tem idéia de como solucionar esse problema, já que o carro não possui marcha ré.
É isso que acontece com diversas pessoas cheias de iniciativa, mas acabam ficando no meio do caminho por não ter bom conhecimento sobre acabativa.
Figura 2 - Iniciativa
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+iniciativa&espv=2
Agora vamos explanar o exemplo de Bill Gates, se ele tivesse apenas se restringindo a implantar suas próprias idéias teria parado no