Direito do trabalho empregada domestica
________________________________________
SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO; 2 CONTEXTO HÍTORICO; 3 ESTATÍSTICA ; 4 CONCEITOS E DIREITO DO TRABALHADOR DOMÉSTICO; 4.1 SEGUNDO A CONSTIUIÇÃO FEDERAL DE 1998; 4.2 SEGUNDO A LEI 5.859/72; 4.3 SEGUNDO A CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS; 5 DIREITO DOS DOMÉSTICOS EM OUTROS PAÍSES; 5.1 EM ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL; 5.2 NA EUROPA; 6 CONCLUSÃO; 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS; ANEXOS.
________________________________________
1 – INTRODUÇÃO
O trabalhador doméstico apresenta-se como uma das categorias de trabalhadores que mais apresenta controvérsias, principalmente em razão das diferenças estabelecidas em torno de seu enquadramento junto aos demais empregados em geral.
Iniciaremos o trabalho descrevendo a origem e o conceito do empregado domestico, para após demonstrar o tratamento jurídico dado para esta classe. Também, mencionaremos a evolução histórica do domestico no Brasil, desde a época da monarquia até sua inserção na Constituição Federal de 1998.
Também faz parte deste trabalho a comparação dos diversas legislações aplicáveis ao domestico em outros paises do Continente Americano e