Direito, Dever e ética
O que é fazer a Coisa Certa?
Quando de nosso nascimento, desde os primeiros passos somos induzidos e educados para os caminhos que devemos seguir, variável conforme a cultura de cada uma, bem como, sua convivência ao meio, existem variações das classes sejam mais providas financeiramente e as menos, caminhos que independente dessas classes nos são postos e disciplinados a segui-los.
Princípios, tendências, postura; podemos enumerar centenas de termos para definir, mas a aplicabilidade de seu relacionamento no ambiente de trabalho ou ao meio, podem determinar sua forma de desempenhar suas funções.
A condução do respeito o acolhimento do trato ao seu semelhante, sem criar-se barreiras e sem deteriorar a imagem daqueles que nos rodeiam, ensejam na criação dos costumes que serão repassados e continuados para definir o convívio ao meio.
Ao todo não podemos deixar seguir sem rumo todo aprendizado obtido com a convivência e o relacionamento, são colocadas opiniões, definidas regras , criadas leis, hierarquias e todo um conjunto daquilo que podemos exigir; mas que também temos que exercita-las para podermos ter DIREITO.
De forma consciente e não apenas ferramenta de cobrança para usufruir do que lhe permitir, não podemos esquecer do seu principal aliado mas também parte da balança que equilibra as ações, o DEVER.
Maria Helena - O QUE É FAZER A COISA CERTA? Nas citações do filósofo Michael Sandel, sobre a desigualdade social – as questões morais e de justiça – existem visões distintas sobre o assunto, o que parece ser justo para uns, é injusto para outros, dependendo do cenário, localização, oportunidade e histórico de cada indivíduo ou grupo. Com isso, para se fazer a coisa certa depende da realidade de cada grupo social, de questões econômicas e de justiça.
Até mesmo quando o certo parece ser errado, o tal errado é legal – mesmo parecendo certo, as campanhas políticas, patrocinadas com dinheiro que, indiretamente, compra