logistica de oficinas
1.1 - CONCEPÇÃO DA OFICINA
O valor da diferenciação
Ao pensar no projecto de uma oficina nova ou na transformação de uma já existente, a abordagem do conceito deve ser inovadora, original e criativa, de acordo com as pessoas que promovem o projecto e os seus objectivos pessoais.
Quem percorrer despreocupadamente uma rua do centro de uma grande cidade, pode verificar com agrado que os estabelecimentos do mesmo ramo nunca são iguais, embora alguns possam ter algumas semelhanças, se pertencerem a um mesmo conceito padronizado. As diferenças entre eles ajudam a perceber as vantagens relativas de uns relativamente a outros, tanto no que respeita a localização, visibilidade e facilidade de acesso, como no referente a decoração, estado de limpeza do imóvel (ou não…), montras, informações sobre preços, produtos, serviços, etc.. Se entrarmos nesses estabelecimentos, vemos que a diferença também é feita pelas pessoas, sejam patrões, gerentes ou empregados. A frequência de um local de comércio também dá a sua nota específica e tudo concorre para que os potenciais clientes possam fazer a sua opção com total liberdade e satisfação.
Nas oficinas automóvel, tudo se passa de uma forma parecida, porque cada negócio tem a sua personalidade, a sua tónica específica e o seu carácter, que deriva de vários factores, sendo os principais o próprio promotor(es), empregados, antecedentes históricos, local, marcas associadas, etc.. Podemos verificar facilmente que as oficinas, mesmo as que pertencem a marcas de veículos ou a redes de assistência e grupos de compra, possuem traços de identificação que se tornam mais ou menos fáceis de recordar, começando pela localização, fachada e acesso principal, espaços para estacionar, serviços no exterior (bombas de abastecimento, lavagem de veículos, pneus, etc.), bem como proximidade de outros locais de frequência habitual e de utilidade. Paradoxalmente, as diferenças entre os negócios ajudam a atrair os clientes,