Direito das obrigaçoes
QUESTÃO OBJETIVA 1 (TJ/DFT/03) Nas obrigações alternativas:
(A) a escolha cabe a credor, se outra coisa não se estipulou.
(B) pode o devedor obrigar o credor a receber parte em uma prestação e parte em outra;
(C) pode o credor exigir do devedor parte em uma prestação e parte em outra;
(D) a escolha cabe ao devedor, se outra coisa não se estipulou. QUESTÃO OBJETIVA 2 (TRF 4ª. REGIÃO/05) Assinalar a alternativa CORRETA, considerando a proposição adiante.
“ A obrigação é indivisível quando a prestação tem por objeto uma coisa ou um fato suscetíveis de divisão, por sua natureza, por motivo de ordem econômica, ou dada a razão determinante do negócio jurídico”.
(A) Na obrigação indivisível, sempre ocorrerá a solidariedade ativa.
(B) Na obrigação indivisível, sempre ocorrerá a solidariedade passiva.
(C) Na obrigação indivisível, sempre ocorrerá a solidariedade ativa e passiva.
(D) Todas as alternativas anteriores estão incorretas. QUESTÃO OBJETIVA 3
Em relação ao direito das obrigações, julgue os itens a seguir colocando C para correto e E para errado:
( c ) No cumprimento de obrigação alternativa com pluralidade de optantes não existindo unanimidade entre eles na escolha da obrigação prevalecente, deverá predominar a vontade da maioria, qualificada pelo valor das respectivas quotas-partes.
( E ) Na obrigação alternativa, ocorre a estipulação de várias prestações. Essa multiplicidade de prestações, no entanto, manifesta-se de maneira disjuntiva, pois o devedor se libera da obrigação satisfazendo apenas uma delas.
( C ) Em se tratando de obrigações alternativas, o devedor somente se libera prestando a coisa devida, pois o objeto, embora inicialmente plúrimo e indeterminado, feita a escolha, torna-se irrevogável porque individuado o objeto, salvo se houver direito de arrependimento entre as