Direito Da Seguridade Social Lais
LAIS DE OLIVEIRA PEREIRA
Resumo: Introdução. 1.Evolução Histórica.1.2 No Brasil 2. Direito da Seguridade Social. 3. Autonomia do Direito da Seguridade Social.4. Considerações Finais. 5. Referências.
Resumo A seguridade social é o conjunto de ações concretas, que buscam alcançar uma sociedade livre, solidária, diminuindo a pobreza, e garantindo um desenvolvimento social; reduzindo as desigualdades sociais. No artigo 3º,fala sobre tudo isso ou seja, o instituto da Seguridade Social, em sua ampla atuação, visa a garantia de benefícios ao cidadão, juntamente com uma segurança maior, sendo protegido ao longo de sua existência, promovendo-lhe uma assistência e meios necessários para momentos onde haja uma maior dificuldade por parte do indivíduo de se auto responsabilizar, frente a questões que afete sua subsistência, tornando-o vulnerável, sendo assim nasce a Seguridade Social, segurança essa; responsável pela garantia de benefícios ao cidadão que se encontre fragilizado frente as dificuldades imprevisíveis, sendo assim deve ser resguardado como parte integradora e efetiva de uma sociedade democrática onde o poder emana do povo.
Palavra chave: seguridade social, segurança social, cidadão.
Introdução Este trabalho tem como parâmetro a abordagem do tema Seguridade Social, seus antecedentes históricos, os benefícios concedidos mediante sua utilização, bem como a intervenção do Estado, em face do bem-estar social, para a busca dos interesses sociais e anseios da classe contratante do serviço. Diante disso, cabe ressaltar que a seguridade social compreende a uma finalidade primordial de seguradora dos interesses relativos à assistência social a previdência social e a saúde, mas para que tais benefícios sejam garantidos de forma eficaz e concreta na vida da sociedade, foi necessário o período de lapidação, consequentemente uma evolução