direio
DILATAÇÃO LINEAR
Comprimento Final
Gráficos da Dilatação Linear
Cálculo do coeficiente de dilatação linear (α)
DILATAÇÃO SUPERFICIAL
- Coeficiente de dilatação superficial
Área Final de uma superfície
DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA
- Coeficiente de dilatação volumétrico
Relação entre Volume Final coeficientes DILATAÇÃO TÉRMICA DOS LÍQUIDOS
De modo geral os líquidos se dilatam mais que os sólidos. Por isso, um recipiente completamente cheio com líquido transborda quando aquecido.
O coeficiente de dilatação aparente de um líquido é dado pela diferença entre o coeficiente de dilatação do líquido e o coeficiente de dilatação volumétrico do recipiente.
DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA
A água possui um comportamento anômalo em sua dilatação. Observe o diagrama volume x temperatura a seguir, no qual e mostrado esse comportamento inco- mum da água
Note que a 4°C o volume da água e mínimo e a sua densidade e máxima. Isto ocorre em virtude da for - mação das pontes de hidrogênio,abaixo de 4°C, quando as moléculas de H2O ficam maiores.
EXERCÍCIOS DE REVISÃO
01. (UESB-2006) Um posto recebeu 4000 litros de gasolina em um dia em que a temperatura era de 34ºC. Com a chegada de uma frente fria, a temperatura ambiente baixou para 14ºC, assim permanecendo até que a gasolina fosse totalmente vendida.
Sabendo-se que o coeficiente de dilatação volumétrica da gasolina é igual a 1,1×10−3 º C−1 , pode-se afirmar que o prejuízo, em litros,sofrido pelo posto de gasolina, foi igual a:
01) 88
02) 92
03) 95
04) 101
05) 107
02. (UESB-2004) Coloca-se no interior de um forno uma barra de 3,450m, que se encontra inicialmente a 0°C, e seu comprimento