Diodo Schottky
Introdução
Um diodo é o tipo mais simples de semicondutor. De modo geral, um semicondutor é um material com capacidade variável de conduzir corrente elétrica. A maioria dos semicondutores é feita de um condutor pobre que teve impurezas(átomos de outro material) adicionadas a ele. O processo de adição de impurezas é chamado de dopagem.
O Diodo é um dispositivo eletrônico constituído por uma junção
PN, isto é, pela união física de material dopado do tipo P (cujo há mais portadores positivos) com um material dopado do tipo N
(cujo há mais portadores negativos). A figura abaixo mostra sua junção (a) e o símbolo (b) utilizado na eletrônica.
Introdução
Se aplicar uma tensão diretamente no diodo, isto é, o positivo(+) da fonte no anodo(junção P) do diodo e o negativo(-) da fonte no catodo(junção N) do diodo, dizemos que este está polarizado diretamente. Se conectar o contrário, dizemos que está polarizado reversamente.
Um semicondutor com elétrons extras é chamado material tipo-N, já que tem partículas extras carregadas negativamente.
No material tipo-N, elétrons livres se movem da área carregada negativamente para uma área carregada positivamente.
Introdução
Um semicondutor com buracos extras é chamado material tipo-P, já que ele efetivamente tem partículas extras carregadas positivamente.
Os elétrons podem pular de buraco em buraco, movendo-se de uma área carregada negativamente para uma área carregada positivamente. Como resultado, os próprios buracos parecem se mover de uma área carregada positivamente para uma área carregada negativamente. Evolução
Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse pelo dispositivo de dois terminais chamado de diodo de barreira Schottky, barreira de superfície ou de portadores quentes. Cuja área de operação está bastante relaciona com faixas de alta freqüência devido ao seu tempo de resposta rápido e à sua figura de ruído reduzida.