Ciencia
Fig. 4.3 – Diodo Schottky
Diodo Túnel: É um diodo semicondutor muito rápido que opera na casa dos Ghz através dos efeitos da mecânica quântica.
LED (Diodo emissor de Luz): Este diodo é mais utilizado como pequenas lâmpadas que servem para indicar algo ou para formar letreiros eletrônicos.
Fig. 4.4 – LEDs
Fotodiodo: É um tipo de fotodetector designado para responder á entradas óticas.
4.5 – Fotodiodo
Diodo Varicap: É um capacitor variável que tem sua capacitância alterada conforme a tensão que é submetido.
Diodos schottky | Topo pág | Fim pág |
Diodos de junção metal e semicondutor não são coisas recentes. Os primitivos rádios de galena, do início do século XX, usavam um fio metálico e um cristal de galena (sulfeto de chumbo) para formar um diodo detector de radiofreqüência. A Figura 01 (a) mostra o arranjo básico.
Diodos schottky
Diodos de metal e semicondutor atuais, chamados diodos schottky, são obtidos pela deposição, por evaporação ou por meios químicos, de uma camada metálica sobre a superfície de um semicondutor. Normalmente há uma camada de óxido na borda para evitar alguns efeitos indesejáveis do campo elétrico mais intenso nessa parte.
A Figura 01 (b) dá uma idéia do dispositivo e o símbolo elétrico usual.
O principal destaque do diodo schottky é o menor tempo de recuperação, pois não há recombinação de cargas do diodo de junção. Outra vantagem é a maior densidade de corrente, o que significa uma queda de tensão direta menor que a do diodo comum de junção. A contrapartida é uma corrente inversa maior, o que pode impedir o uso em alguns circuitos. São usados principalmente em circuitos de alta freqüência, de alta velocidade de comutação. http://www.foz.unioeste.br/~lamat/downcompendio/compendiov6.pdf PAGINA 621
http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v15n3/06.pdf