memorial descritivo elétrica
OBRA: Escritório Comercial
LOCAL: Porto Alegre
PROPRIETÁRIO: -
1. GENERALIDADES: O presente memorial trata das instalações elétricas da obra acima descrita. As instalações foram projetadas de acordo com a RIC-BT/CEEE e NBR 5410/05
2. ENTRADA DE ENERGIA: Ramal de serviço em que é utilizado cabo adequado para instalação subterrânea, descendo através de eletroduto de ferro galvanizado junto ao poste; será utilizada caixa tipo “E”. Fios e cabos Disnacon – ocupação máxima dos eletrodutos de PVC; O eletroduto junto ao poste tem diâmetro nominal de 50 mm e altura de 2,80 do solo.
3. MEDIDOR: Plaqueta metálica (alumínio)
4. ATERRAMENTO: localizado na entrada da instalação elétrica; o neutro é aterrado logo na entrada e segue (como neutro) até a carga (equipamento). A massa do equipamento é aterrada com uma haste própria, independente da haste de mercilaaterramento do neutro.
5. CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO: Embutido, construído em chapa metálica, providos de porta e trinco, fabricação Crimper do Brasil; com a finalidade de abrigar (14 disjunts, sendo 01 DR’s e 13 termomagnéticos). Será alimentado desde o medidor por cabo de alimentação de 40 mm² de cobre, protegido por eletroduto tipo PVC rígido, roscável.
6. CIRCUITOS: O projeto foi dividido em 11 circuitos, sendo 01 circuito com disjuntor DR, e 10 circuitos com disjuntor termomagnéticos, sendo estes com 6 circuitos de tomadas com carga máx. de 1200VA, 1 circuito de iluminação com carga de 1172VA, e 4 circuitos de tomadas específicas sendo elas; 2 ar-condicionado 1500VA e 2 ar condicionado de 2500VA. E 3 circuitos reservas.
7. ESPECIFICAÇÕES DOS MATERIAIS:
7.1 CAIXAS: Serão de ferro, esmaltadas, nas medidas:
- 100x100 mm (octogonais – fundo móvel) para pontos de luz nas lajes;
- 100x100 mm (quadradas – fundo fixo) para esperas de telefones e derivações em paredes;
- 100x50 mm (retangulares – fundo fixo) para as tomadas,