Diodo
Diodos semicondutores são dispositivos muito importantes para equipamentos eletrônicos, pois controlam valores elevados de potência, aumentando a eficiência de dispositivos eletrônicos com um melhor aproveitamento da energia utilizada. Os diodos têm suas aplicações variadas de acordo com os níveis de corrente e tensão geralmente, operam em baixas frequências, no entanto, com o aumento da tecnologia de informação e utilização de sistemas micro processados tornou-se necessário dispositivos com melhores respostas às altas frequências e capazes de conduzir elevadas correntes e tensões.
Neste trabalho serão apresentados alguns tipos de diodos como seus princípios de funcionamento, aplicações, estrutura e características. Eles estarão na seguinte ordem :
Diodos de barreira Schottky
Diodos de Potência
Diodos Túnel
Fotodiodos
Células Fotocondutivas
Diodos Emissores de IV
Displays de Cristal Líquido
Células Solares
Termistores
1- Diodos de barreira Schottky
1.1 – Princípios de Funcionamento
Descoberto pelo físico e engenheiro Alemão Walter Schottky, o diodo de barreira serve para diminuir a carga “armadilha” no diodo através do efeito Schottky (fenômeno de queda de tensão que revela variações na corrente de alto vácuo e tubos de descarga).
Os diodos de barreira Schottky ou de barreira de superfície são construídos de uma maneira diferente da junção P-N convencional. O semicondutor é normalmente de silício tipo N (no entanto em algumas ocasiões se utilize silício tipo P),vários metais são utilizados, como molibdênio, platina, cromo ou tungstênio. Em ambos os materiais, o elétron é o portador majoritário. No metal, o nível de portadores minoritários (vacâncias ou buracos) é insignificante.
Com a junção dos materiais, os elétrons do semicondutor de silício tipo N migram imediatamente para o metal agregado, estabelecendo, um fluxo intenso de portadores