Diodo Experimental III Artigo
Rennan Silva Dantas rennandantas@hotmail.com.br Laboratório de Física - CES - Universidade Federal de Campina Grande- Cuité-PB
Resumo
O diodo é um semicondutor responsável por retificar a correte do circuito, ou seja, destinados à permitirem a passagem de corrente em um único sentido. Nosso intuito é verificar a função e importância de um diodo, além de verificar o seu comportamento gráfico - necessário a fabricação no gráfico - e verificar que o LED apresenta uma curva especifica. Neste artigo, o experimento consiste na relação entre um aplicação de determinadas tensões e suas respectivas correntes para assim, com pontos obtidos, realizar uma analise laboratorial do referidos diodos estudados em questão e observar seus comportamentos específicos.
Palavras-chaves: Diodo, Experiência, Circuito Elétrico, Semicondutor, Válvula.
1 Introdução
Dizer que algo é condutor significa que são bons condutores de eletricidade, ou seja, possuem elétrons livres. Por outro lado, os isolantes não são condutores, ou melhor, não apresentam elétrons livres. O que muitos não sabiam é que existe uma terceira categoria, são aqueles que estão numa situação intermediária, ou seja, em determinada situação são isolantes e em outra são condutores. Tais materiais são denominados de semicondutores.
Os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolantes para condutores com grande facilidade, eles são muito utilizado em equipamentos eletrônicos.
Temos vários tipos de semicondutores, onde o Silício (Si) e o Germânio (Ge) são os mais utilizados no mercado. Mas no nosso caso iremos trabalhar com o diodo, especificamente com os LED’s.
1.1 Diodo
Diodos são componentes eletrônicos, feitos com materiais semicondutores, tendo como seu principal proposito permitir a passagem de corrente em um único sentido. São elementos com polos, positivo e negativo, definidos e semelhantes a um imã. O fluxo de
corrente ocorre quando estão diretamente