Dinâmica minha bandeira
Auxiliar o adolescente a identificar suas habilidades e deficiências.
Material: Folha do aluno, canetas e quadro de giz.
Tempo: 30 á 60 minutos.
PROCEDIMENTOS
1. Dê a cada aluno uma folha com o desenho de uma grande bandeira dividida em seis partes iguais.
2. Passe no quadro as 6 perguntas que estão abaixo.
3. Explique o que uma bandeira representa para um país, um clube (os seus símbolos, a sua importância, etc.). Diga aos alunos que cada um vai fazer a sua própria bandeira.
4. Peça que preencham os quadros da bandeira obedecendo a numeração (Quadro 1 - resposta da questão 1, e assim por diante)
5. Dê 15 minutos para essa tarefa.
6. Quando terminarem, peça que formem pequenos grupos para que mostrem suas bandeiras uns aos outros ou um grande grupo para que todos interajam.
Perguntas:
1. Qual foi a melhor coisa que aconteceu na sua vida até agora?
2. O que você mais gosta na sua família?
3. O que você mais valoriza na vida?
4. Cite três qualidades suas.
5. O que gostaria de melhorar em si mesmo?
6. Qual é o seu maior sonho ou aspiração?
Discussão e reflexão: Qual a pergunta que considerou mais difícil de responder? Por quê? Você já tinha parado para pensar nessas coisas antes? Como você se sentiu ao mostrar aos outros a sua bandeira? O que você aprendeu sobre si mesmo?
RELATO DO DESENVOLVIMENTO DO ENCONTRO GRUPAL:
Partindo do princípio de que precisamos conhecer os integrantes do grupo ao qual pertencemos, desenvolvemos a dinâmica da “Minha Bandeira” como forma de interação. Dessa maneira, pedimos para que todos os participantes fizessem uma roda, e, após as explicações dadas, fizessem sua própria bandeira, contendo suas habilidades, deficiências, aspirações.. O grupo de forma geral poderia conversar, intervindo para que também houvesse um conhecimento sobre o outro.
Ao serem questionados sobre qual das perguntas foi considerada a mais difícil, muitos consideraram a primeira (“Qual foi a melhor coisa que aconteceu na sua vida até