Plano de aula do bandeira do brasil
Tema escolhido
O surgimento da bandeira · Motivo do seu surgimento · Significados · Formação
Apresentação
A Bandeira Nacional do Brasil, instituída em 19 de novembro de 1889, pelo decreto número 4, após a Proclamação da República. Os Estados da Federação são representados por estrelas.
Foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na antiga Bandeira do Império que foi desenhado pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, sendo que a esfera azul-celeste e a divisa com a inscrição "Ordem e Progresso" está no lugar da Coroa Imperial. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República.
O dia 19 de Novembro é comemorado como o Dia da Bandeira, em cumprimento ao Artigo 12 da Lei Nº 5.700, de 1 de setembro e 1971, “a Bandeira Nacional estará permanentemente no topo de um mastro especial plantado na Praça dos Três Poderes de Brasília, no Distrito Federal, como símbolo perene da Pátria e sob a guarda do povo brasileiro”.
Bandeira do Brasil, do time do coração, do clube que a família frequenta e até da fanfarra da escola. São símbolos que fazem parte do cotidiano dos pequenos e raramente passam despercebidos. Só o fato de misturar cores, desenhos e formas geométricas já é um grande trunfo para despertar o interesse da criançada. A comemoração pelo Dia da Bandeira (19 de novembro) pode se transformar em uma excelente oportunidade para reforçar o patriotismo e trabalhar a interdisciplinaridade de conteúdos. O contato com as bandeiras pode ir muito além da contação de histórias. Já parou para pensar que por trás daquele “pedacinho de pano” também há sentimento e a possibilidade de explorar qualquer conteúdo? “Ao trabalhar com atividades lúdicas, ajudamos os alunos a construir o conhecimento e a expressar diferentes