Dinâmica em grupo
O QUE É A DINÂMICA DE GRUPO?
A dinâmica é a atividade que leva o grupo a uma movimentação, a um trabalho que possibilita a percepção de como cada pessoa se comporta em grupo, como é a comunicação, o nível de iniciativa, a liderança, o processo de pensamento, o nível de frustração, se aceita bem o fato de não ter sua ideia levada em conta.
A dinâmica de grupo tem sido cada vez mais utilizada nas organizações, não apenas pelos profissionais de Recursos Humanos – RH (ou seres Humanos – SH, ou Talentos Humanos – TH), como por todos os que lideram e/ou participam de grupos.
É um poderoso facilitador de mudanças. Acreditamos que o termo mais adequado para denominar o profissional que dirige, ministra, aplica e conduz dinâmicas de grupo é facilitador, pois profissional – humana e tecnicamente preparado – pode facilitar momentos e/ou processos de tomada de consciência e consequente mudança na atitude e comportamental (novos aprendizados).
A HISTORIA
1938
Em 1938 o Psicólogo Alemão Kurt Lewin e sua equipe, iniciaram atividades de pesquisas de laboratório com grupos experimentais, denominando esta prática como Dinâmica de Grupo, nome original desta disciplina. Somente após a 2ª guerra mundial e a ida de Kurt Lewin para o EUA é que seus estudos e pesquisas foram se notabilizando e deram origem, em 1947, em Bethel no Estado de Maine/EUA, um dos atuais centro de referência em Dinâmica dos Grupos: NTL Institute for Applied Behavioral Science.
No Brasil
Em 1948 o psicólogo Pierre Weil veio da França para o Brasil, a convite do SENAC. Dez anos depois, em 1958 iniciou trabalhos com grupos, realizando atividades de sensibilidade com gerentes do Banco da Lavoura em Minas Gerais, utilizando recursos da Dinâmica de Grupo e Psicodrama. 1960/1963
Em julho de 1963 no Rio de Janeiro, ocorreu a 1ª Conferência Nacional de Administração Pública, com a temática de Novos Métodos de Ensino e Treinamento. Nesta conferência foram