Dinâmica dos Fluídos
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
DESCRIÇÃO SOBRE DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL
CURSO: Engenharia Mecânica
Filipe de Matos Cruz.
Professor: Tiago de Freitas Paulino
1. INTRODUÇÃO: Na atualidade, a matemática tem desempenhado um papel fundamental na relação homem e natureza, através dessa ciência o homem vem conseguindo descrever o comportamento de alguns sistemas ou fenômenos da vida real em termos matemáticos.
Atua em algumas áreas como economia, engenharias em geral, ciências biológicas, apontando taxas de variação de duas ou mais variáveis independentes, tais como tempo, comprimento, velocidade, temperatura, entre outras.
Nesse contexto, destaca-se a área de simulação computacional de dinâmicas dos fluidos, onde a maioria dessas formulações conduzem à equações diferenciais parciais. A abordagem computacional tem atuado como uma importante ferramenta realizando simplificações e proporcionando a elaboração de um modelo computacional consistente a ser resolvido através de métodos numéricos. Na Dinâmica dos Fluidos a ideia central desses métodos numéricos é a discretização do contínuo que torna finito o problema, e portanto, viabiliza sua solução através de computadores.
2. OBJETIVO DA DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL
O objetivo básico da Dinâmica dos Fluidos Computacional – DFC, é reduzir o número de experimentos e explorar fenômenos que não poderiam ser estudados em laboratório de forma prática. Utilizando-se as técnicas de DFC, pode-se avaliar numericamente os diversos parâmetros relevantes ao problema.
É o ramo da computação cientifica que estuda métodos computacionais para simulação de fenômenos que envolvem fluidos em movimento com ou sem trocas de calor. Isso vale tanto o movimento de fluidos ao redor de um corpo, um avião ou submarino, como de dentro de tubulações ou turbinas. Em linhas gerais o usuário da DFC está interessado em obter as distribuições de velocidades, pressão e