Filosofia - 1º ano/EM
Philosophía é a palavra grega composta de philo e sophía. Philo quer dizer “aquele ou aquela que tem um sentimento amigável”; sophía quer dizer “sabedoria”. Filosofia significa, portanto, “amizade pela sabedoria”, “amor e respeito pelo saber”. A invenção da palavra atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos.
Questão nº 2:
Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros – não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado; também não é movido pelo desejo de competir – não é um “atleta intelectual”, não faz das ideias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores; mas é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, os acontecimentos, a vida; enfim, pelo desejo de saber.
Questão nº 3:
Alguns pensadores gregos se deram conta de que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, que precisasse ser revelado por divindades a alguns escolhidos, mas que, ao contrário, podia ser conhecida por todos através das operações mentais de raciocínio; e quando esses pensadores compreenderam que o conhecimento depende apenas do uso do correto pensamento, que permite que a verdade possa ser conhecida por todos.
Questão nº 4:
Cosmologia, política, mito, cosmogonia, teogonia, estoicismo.
Questão nº 5:
A tendência à racionalidade significa que a razão humana ou o pensamento é a condição de todo conhecimento verdadeiro e, por isso mesmo, a própria razão ou o próprio pensamento deve conhecer as leis, regras, princípios e normas de suas operações e de seu exercício correto.
Questão nº 6:
Síntese – significa “reunião ou fusão de várias coisas numa união íntima para formar um todo”.
Análise – significa “ação de desligar e separar, separação de um todo em suas partes”.
Questão nº 7:
A ideia de que o conhecimento verdadeiro deve encontrar as leis e os princípios universais e