fundamentos
Resumo
O resumo apresenta todo o conteúdo relacionado á constituição e institucionalização do Serviço Social como profissão desde a origem, a questão social , a desigualdade e o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, este trabalho apresenta os elementos da estrutura de um artigo científico.
Palavras-chave: Serviço Social, Questão Social, Desigualdade, Capitalismo.
INTRODUÇÃO
O serviço social tem origem em uma sociedade marcada por conflitos de classe, com o aumento da classe operária no século XX, e o desenvolvimento capitalista, nesta fase foram desencadeadas lutas contra a exploração do trabalho.
Com as intervenções do Estado nos processos de regulação e reprodução social foram criadas condições para profissionalização do Serviço Social .
A Igreja católica, teve um importante papel na iniciação no campo de ação, pela agência de formação dos primeiros assistentes sociais.
As primeiras escolas foram fundadas em São Paulo e Rio de Janeiro, tendo forte influência europeia sendo inspiradas em uma doutrina social católica.
Na América Latina o serviço social surge nos moldes europeus, pela subordinação ideológica e econômica do nosso continente
Desenvolvimento
Para a compreensão do surgimento do serviço social é necessário discutir os elementos referentes ás condições sócio- históricas na Europa e nos Estados Unidos no século XIX, com a expansão do capitalismo, a organização do operariado e o papel da Igreja Católica. O marco histórico para o surgimento do Serviço Social na Europa é 1869 e nos Estados Unidos em 1870, com a criação das Sociedades de Organização da Caridade, o serviço social surgiu nesses países aproveitando-se das experiências desses grupos no campo assistencial, buscando a preparação de pessoas para trabalhar nessa área.
O