Dinâmica de relações interpessoais
As relações interpessoais envolvem um elemento muito importante na visão da gestão de RH que é a percepção social. Segundo Bock (1999), a percepção social é o ponto de partida para as relações interpessoais – “percebemo-nos um ao outro e percebemos não só a presença do outro, mas o conjunto de características que apresenta o que nos possibilita ter uma impressão dele” Por conta disso, a empresa procura trabalhar o respeito às diversidades dos colegas de trabalho com o objetivo de manter um ambiente agradável e consequentemente evitando os conflitos.
7.1- Teoria de Motivação
. Segundo (Abraham Maslow 1908-1970), as necessidades humanas se dividem em cinco níveis, são elas: físicas,de segurança ( chamadas de ordem baixa), sociais , estima e auto – realização( chamadas de ordem mais alta).
Necessidades de ordem mais baixa, envolvem a sobrevivência ,irão querer satisfazer outras necessidades.
Necessidades de nível mais alto: Constitui-se em três níveis distintos, o terceiro nível,diz respeito ao amor, à participação e ao envolvimento social. Quarto nível,inclui aquelas necessidades que abrangem a autoestima e o conhecimento do valor pessoal. O quinto nível é constituído pela autorrealização, oque significa vir a ser tudo aquilo de que à capaz,servindo-se das próprias habilidades com plenitude e ampliando talentos ao máximo possível.
As necessidades de nível mais alto, em particular,nunca estarão completamente satisfeitas,porque as pessoas estão querendo sempre mais, ou seja,são impulsionadas por novos desafios de superação.
. Necessidades de segurança A segurança reflete não só no medo de violência física mais também na ansiedade de perdas nas condições sociais e econômica,como por exemplo,a estabilidade profissional isso é algo que nos da segurança econômica . Necessidade sociais
A necessidade social incide em associação, participação e aceitação por parte de amigos companheiros de trabalho,igreja