Dinâmica de Grupo -O JURI PEDAGÓGICO ( Tribunal do Júri )
O júri pedagógico é uma técnica de dramatização, ou seja, uma maneira de expressão através da qual o aluno poderá exteriorizar observações, conhecimentos, sentimentos interligando palavras e os ritmos que lhe são próprios.
É uma atividade criadora apesar das regras existentes para bem utilizá-la .
Essa técnica que utiliza a dinâmica de grupo propicia a reflexão e o treinamento às questões propostas e leva o grupo a prestar atenção às respostas confirmadas ou rejeitadas.
Portanto, ela é útil para disciplinar o pensamento, aprender a levantar questões, treinar a habilidade de dar respostas, desenvolver a percepção de aceitar ou protestar em relação às questões apresentadas.
Também desenvolve a capacidade de argumentar de forma criativa; a capacidade de organização do pensamento e a capacidade da síntese.
Essa modalidade de dramatização acontece da maneira que será relatada a seguir.
O professor ou o coordenador da técnica seleciona um fato interessante e atual para sua turma. Este fato deverá oferecer oportunidade de controvérsia, para que possa ser julgado em sala de aula.
Forma-se, diante da sala, um tribunal com juiz, promotor, advogado de defesa e corpo de jurados, composto por 14 pessoas/alunos. A situação problema é apresentada pelo juiz em forma de relatório oral.
O promotor faz a acusação que é rebatida pelo advogado de defesa. A seguir, o corpo de jurados se manifesta.
O júri também poderá ser composto de maneira diferente com um juiz , três advogados de defesa e três advogados de acusação.
O juiz expõe situação problema e os advogados de defesa apresentam suas manifestações de forma alternada. A seguir o juiz dá a palavra aos demais alunos da sala, que fazem o papel de jurados. O juiz antes de dar seu veredicto fará um discurso acerca da situação.
Segue abaixo uma sugestão de desenho de um tribunal de júri pedagógico ou tribunal do júri feito por