Dinâmica da interação entre o sistema imunológico e o vírus hiv
CURSO DE ENFERMAGEM
Aline Mota
VIVIANE CARVALHO SANTOS
Setembro
2010
[pic]
CURSO DE ENFERMAGEM
ALINE MOTA
VIVIANE CARVALHO SANTOS
Este trabalho é um resumo de um artigo publicado na Revista Militar de Ciência e Tecnologia, v.XVI, n.3, pp.15-26, 1999. ISSN 0102-3542
Setembro
2010
Resumo sobre o artigo
DINÂMICA DA INTERAÇÃO ENTRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO E O VÍRUS HIV
O Sistema Imunológico é um eficiente sistema de defesa do nosso corpo. Ele é composto por uma complexa rede de órgãos, células, proteínas e enzimas que desenvolvem algumas maneiras rápidas de defesa altamente específica, visando à integridade do nosso organismo.
A Síndrome de Imuno Deficiência Adquirida – AIDS ocorre como conseqüência da ação do vírus HIV no organismo, ele infecta as células de defesa, ocorrendo uma agressiva imunodepressão, deixando o organismo mais propicio às doenças infecciosas.
O contato com antígenos acarreta uma reação do Sistema Imunológico, produzindo proteínas específicas que são reconhecidas em contato posterior. Os anticorpos são as proteínas que reconhece antígenos. São várias células a participarem da resposta imune, leucócitos e glóbulos são os principais nesse processo. Os glóbulos brancos esta dividido em linfócitos, monócitos e granulócitos.
Abordaremos os linfócitos, pois ele, este diretamente ligado ao vírus HIV. Os linfócitos são células bastante heterogenia e pode ser dividida em tipo B e T. Os linfócitos B surgem da medula óssea e produz anticorpos. Os linfócitos T surgem na glândula tímica e são representados por três subpopulações principais: auxiliares, supressoras e citotóxicas. As células T auxiliares regulam o processo do funcionamento cooperando com as células B e T. As células T Supressoras inibem a resposta do sistema anulando uma função imune. As células T eliminam outras células danificadas. Existe um pequeno número de linfócitos que não se enquadra nos