Introdução - especificação de requisitos de software
Neste trabalho iremos apresentar conceitos de Especificação de Requisitos de Softwares, bem como a análise e criação de uma empresa denominada Bem Viver que trata-se de um consultório médico. O Sistema criado irá auxiliar os usuários deste ambiente, desde à consultas e inserção de pacientes, auxílio na agenda dos médicos, consultas a procedimentos médicos e histórico do paciente, com finalidade de automatizar e a agilizar todo o processo.
A engenharia de requisitos é um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos e sua manutenção ao longo do tempo. Este processo deve ser precedido de estudos de viabilidade que, a partir das restrições do projeto, determinam se este é ou não viável e se deve prosseguir para a identificação dos requisitos. O processo de engenharia de requisitos é composto por quatro atividades de alto nível (identificação, análise e negociação, especificação e documentação e validação).
Para realizar um bom projeto e concluir em uma boa solução e/ou produto para o cliente/usuário é necessário se atentar antes, ou seja, é muito melhor analisar, definir o escopo, ver até onde quero chegar antes de desenvolver a solução propriamente dita. Para isso utilizamos os conceitos e ferramentas que a Especificação de Requisitos nos proporciona, é através dela que conseguimos levantar os requisitos, entender a solicitação do cliente e planejar para que isso seja concluído com êxito, pois pensar primeiro e fazer depois que reduz custos e otimiza a excelência.
Uma das formas de realizarmos essa análise é o Estudo de Viabilidade, ou seja, ver se a solicitação é realmente viável para tal. Para isso é utilizado diversas perguntas, no qual suas respostas direcionam a viabilidade do processo, ao longo deste trabalho você conseguirá identificar melhor esta etapa do processo. Se o projeto for viável podemos dar sequência na identificação (avaliar as atividades envolvidas, as dificuldades,