Etica em serviços com portadores de hiv
ALINE DE OLIVEIRA
MARCOS
MARIA EDUARDA SILVEIRA
RAÍSA COUTO
SILVIA CIPRIANI
VÂNIA GONÇALVES
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR:
ÉTICA EM SERVIÇO COM PORTADORES DE HIV
Itajaí
2011
ALINE DE OLIVEIRA
MARCOS
MARIA EDUARDA SILVEIRA
RAÍSA COUTO
SILVIA CIPRIANI
VÂNIA GONÇALVES
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR:
ÉTICA EM SERVIÇO COM PORTADORES DE HIV
Itajaí
2011
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Trata-se de um estudo referente à atividade interdisciplinar que compõe a matriz curricular do 2º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí.
Carlos (2008) define interdisciplinaridade como a interação entre duas ou mais disciplinas, e essa interação pode ir da simples comunicação de idéias à interação mútua dos conceitos.
Para Siqueira (2008) a necessidade de romper com a tendência fragmentadora e desarticulada do processo do conhecimento justifica-se pela compreensão da importância da interação e transformação recíprocas entre as diferentes áreas do saber. Essa compreensão crítica colabora para a superação da divisão do pensamento e do conhecimento, que vem colocando a pesquisa e o ensino como processo reprodutor de um saber parcelado que conseqüentemente muito tem refletido na profissionalização, nas relações de trabalho, no fortalecimento da predominância reprodutivista e na desvinculação do conhecimento do projeto global de sociedade.
Nessa perspectiva a atividade interdisciplinar age no intuito de proporcionar a integração entre as diversas áreas do saber, uma vez que busca uma educação abrangente, pois o saber fragmentado não irá formar indivíduos críticos, aptos a absorver o excesso de informação, e capazes de relacioná-las em seu cotidiano de trabalho.
O perfil do profissional do curso de enfermagem entende que o mesmo precisa ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde,