Dinâmica climática e ecossistemas Desenvolvimento
1. A radiação solar
A radiação solar sob as formas de luz e calor é a principal fonte de energia e a base da vida, vegetal, e animal na terra.
De toda a radiação proveniente do sol, cerca de 30% é imediatamente refletida para o espaço, sem aquecer o planeta, pelas nuvens, a atmosfera e a superfície. Essa percentagem chama-se albedo. A porcentagem restante é absorvida pela atmosfera, terras emersas, oceanos e organismos fotossintetizantes. Com o tempo a terra dissipa essa energia, emitindo-a de volta para o espaço. Essa é a radiação terrestre.
A Troposfera é a camada inferior da atmosfera, que atinge até 12 km de altura, na qual se encontra a maior parte de massas de gases atmosféricos e onde ocorrem todos os fenômenos meteorológicos. As demais camadas são a estratosfera que se estende de 12 e 50 km de altura a, ionosfera, entre 50 e 600 km de altura e a exosfera, muito rarefeita, que talvez atinja altitude de até 10 mil km.
Os gases que compõe a troposfera são transparentes à maior parte da radiação solar e é por isso que a luz atinge a superfície. Mas são opacos à radiação terrestre, absorvendo-a e aquecendo-se. Uma parte do calor absorvido se perde para o espaço, outra parte retorna a superfície. As trocas de calor entre a troposfera de um lado e os oceanos e continentes de outro reduzem o resfriamento do planeta esse mecanismo natural é chamado de efeito estufa. A temperatura média da terra é de 15ºC, sem o efeito estufa seriam 15ºC Negativos, reduzindo ao extremo a diversidade de vida do planeta.
As diferenças de insolação explicam tento as elevadas médias térmicas anuais das áreas que circundam a linha do Equador como as baixas temperaturas das áreas próximas aos polos, onde aparecem extensas calotas permanentemente geladas. A distribuição da insolação na superfície é condicionada também pelos movimentos da Terra no espaço. A rotação, movimento da Terra em torno de seu próprio eixo, produz os dias e as noites, a translação, movimento da Terra