HET O enigma da religi o
2182 palavras
9 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCOCENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: HUMANIDADE E TRANSCENDÊNCIA
PROFESSOR: HERMANO R. NASCIMENTO
FERNANDA CAMPOS LIMA
ANÁLISE DO LIVRO
O ENIGMA DA RELIGIÃO
RUBEM ALVES
RECIFE, 04.03.2015
INTRODUÇÃO
Em seu livro, o enigma da religião, Rubem Alves retrata sua visão teológica e antropocêntrica com a finalidade de explicar o que é religião. Em busca de sua própria origem, o ser humano tentava explicar os fenômenos por meio de razões místicas e após o desenvolvimento cientifico, conseguia-se explicar todos os fenômenos da realidade por meio da razão. Quando se pensa que Deus não é mais o foco na vida do homem, nasce a angústia e a vontade de obter um refugio que não faça parte da vida sofrida humana.
Críticos, como Feuerbach, conciliam o ateísmo com o cristianismo e afirmam que ambos se completam. Por trás da “morte” de Deus, ou seja, a rara procura pelo abstrato, mitos para explicar os fatos principalmente naturais, está o retrato do ser humano. O mesmo, com o passar das gerações, procura voltar seu olhar para um horizonte distinto, prevalecendo os critérios positivos.
Um dos fatores que contribuem para a religião permanecer presente é o seu fascínio e a impossibilidade de compreendê-la por completa. A sua complexidade - modos exóticos de interpretá-la, incertezas, o sentir ser mais exposto que a comprovação, obstáculos – aguça a vontade das pessoas de tentar cada vez mais conhecer sua fonte e onde seus objetivos podem levar. A religião nunca foi tão explorada como antigamente, mas a pluralidade, a laicidade mais alargada, e a sede de conhecimento e até curiosidade, são indícios que a mesma está muito longe de deixar de existir.
DESENVOLVIMENTO ANALÍTICO-CRÍTICO
Descoberta da religião
Devido a infância do autor ter se retratado em uma cidade pequena, seus sentimentos eram regidos em torno aos seus familiares e amigos. Os mesmos hábitos diários das pessoas próximas,