a separa o ok
ADRIANA SILVEIRA RODRIGUES
DOCUMENTÁRIO: PRO DIA NASCER FELIZ
SÃO PAULO
2014
ADRIANA SILVEIRA RODRIGUES
Trabalho apresentado ao Curso de Docência no Ensino Superior como exigência parcial para conclusão da disciplina de Relações Humanas na educação sob a orientação da Profª.Ms. Amália Galvão Idelbrando.
SÃO PAULO
2014
ADRIANA SILVEIRA RODRIGUES
FILME
A SEPARAÇÃO
Direção Asghar Farhadi
Roteiro Asghar Farhadi
Elenco Leila Hatami,Peiman Ma'adi,Shahab Hosseini,Sareh Bayat,Sarina Farhadi
Género Drama
Idioma Persa
A Separação ,a narrativa é contemporânea e ambientada na capital iraniana, apresenta uma história simples sobre as complexidades das relações entre os indivíduos. Mesmo ainda se amando, Nader (Peyman Moaadi) e Simin (Leila Hatami) são obrigados a se separar por causa do desejo dela em deixar o Irã à procura de uma vida melhor no exterior. Ele, no entanto, se recusa a abandonar seu pai, que sofre de Alzheimer.
Embora todas as situações sejam profundas e interessantes, na verdade, o que importa é o sentimento que emana de cada uma delas, principalmente da tal separação do título. O filme possui alguns momentos de humor involuntário, como na cena em que Simin tenta convencer Nader a se mudar afirmando que seu pai nem sabe que ele é filho dele. "Mas eu sei que ele é meu pai", responde o marido. Este é apenas um de inúmeros diálogos dignos de destaque.
O longa aborda a realidade do Irã e o regime religioso do país, mas em momento algum cai na caricatura que vemos nos veículos de imprensa. Aqui, o que importa não é a conjuntura político-religiosa - por mais que interfira, obviamente, no andar da história -, mas sim a construção da relação entre os dois casais principais: Nader e Simin e a empregada