brasil e vegetações
- mEc: quente e úmida
- mEa: quente úmida
- mTc: quente e sec
- mTa: quente úmida
- mPa: fria e seca (no início, é feria e úmida) No verão, quatro massas de ar quente exercem influência sobre o país: a mEc, a mEa, a mTa e a mTc, sendo seca apenas esta última. Portanto, o verão é o período das chuvas na maior parte do território brasileiro. Nessa estação do ano, a mPa pode avançar sobre a região Sul do país e provocar queda de temperatura e chuvas frontais.
No inverno, a atuação da mEc é mais restrita à região Norte, a mTa continua a atuar no país e a mPa passa a atingir o território brasileiro, provocando baixas temperaturas na região Sul, Sudeste e na parte sul do Centro-Oeste, chegando até a região Norte, onde ocasiona o fenômeno da friagem.
De acordo com a classificação climática de Strahler (1952), predominam no Brasil cinco grandes climas.
Dinâmica climática (Foto: Reprodução/Colégio Qi)
Domínios climáticos e climogramas do Brasil (Foto: Reprodução/Colégio Qi)
CLIMA E VEGETAÇÃO
A variedade de paisagens vegetais do Brasil acompanha a diversidade de climas, que proporcionam a temperatura, a luminosidade e a umidade adequada para o desenvolvimento de determinados tipos de cobertura vegetal. As formações vegetais do país fazem parte dos biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Campos, Pantanal.
Exploramos a relação entre regiões climáticas e vegetação para facilitar a compreensão: Dinâmica climática (Foto: Reprodução/Colégio Qi)