Dinamica da população mundial
A população pode ser classificada segundo a sua religião, e suas condições de vida retratada através de indicadores sociais, tais como: taxa de natalidade e de mortalidade, expectativa de vida, índice de analfabetismo, participação na renda, etc. Em suma, a população depende da sociedade em que está inserida em nível local, municipal, nacional e internacional. A dinâmica demográfica (populacional) é o resultado da interação de duas dimensões : o crescimento da população e a sua distribuição espacial.
O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL
O crescimento da população e suas conseqüentes transformações foramlentas e gradativas até a Revolução Industrial, como podemos verificar ao analisarmos o gráfico abaixo: a 10.000 anos antes do nascimento de Jesus Cristo havia na Terra 4 milhões de pessoas e passados 5000 anos a população aumentoupara 5 milhões. Nesta época os homens eram nômades e viviam em grupos,dependendo exclusivamente da natureza. A população não podia aumentardemasiadamente, por duas razões: poderiam faltar alimentos e também dificultariapara a mulher carregar mais de um filho, nas expedições(constantemente o grupo tinha que mudar de lugar para outro à procura dealimentos).Por volta de 3.600 anos A.C quando foi inventada a escrita, a populaçãoaproximou-se de 14 milhões. Quando Jesus nasceu já existiam 170 milhões dehabitantes.Veja com atenção o quadro abaixo.O crescimentopopulacional foi notávela partir do final doséculo XVIII, com aRevolução Industrial.De 1700 a 1800,aumentou para 290milhões de habitantes noplaneta. A população é o conjunto de pessoasque reside ou habitaem um determinado território, que pode ser uma cidade, um país, um estado ou um planeta como um todo.
DESIGUALDADES NA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO
A desigualdade na distribuição populacional se deve em grande parte, aos ritmos desiguais de crescimento e aos fatores históricos e econômicos. Enquanto a Europa e parte da Ásia (Rússia) levaram cem