Udo de internet.
O mau uso das redes sociais
Viver conectado às redes sociais no século XXI é correr o risco de ultrapassar os limites entre o público e o privado. A internet é um ótimo meio de adquirir conhecimento e ter acesso a informações instantâneas. O problema é que muitas pessoas acabam se expondo demais e cometendo graves equívocos. Nesse sentido, a exposição de dados e informações pessoais pode trazer riscos para as pessoas.
Hoje a rede social é algo comum e faz parte do cotidiano das pessoas. É por causa dessa naturalidade com que ela é usada que ela se torna tão perigosa, pois muita gente não percebe que está em um meio totalmente público e acaba postando ou compartilhando informações pessoais, as quais, provavelmente servirão de iscas para os criminosos virtuais. Nesse sentido, os dados pessoais fornecidos pelos internautas facilitam a ação de criminosos. Além disso, tudo que é postado pode ser visualizado por pessoas de todo o mundo e entendido de diferentes maneiras. Portanto, é preciso estar atento antes de publicar algo.
Muitos acham que as redes sociais não apresentam perigos, pois na maioria das vezes é possível controlar para quem as publicações e dados podem ser mostrados. Porém, há muitos meios de rastrear e descobrir os dados de alguém de forma rápida e fácil por meio dos hackers e assaltantes e/ou criminosos, os quais, com certeza possuem e usam tais métodos.
Vê-se, pois, que as redes sociais podem ser uma ótima fonte de conhecimento e interação, desde que usadas de maneira consciente. A criação de planos governamentais, tais como, apresentações de aulas e palestras nas escolas alertando a população e os jovens sobre os riscos existentes, quando estão conectados à internet, seria uma medida positiva na tentativa de reduzir o número de vítimas virtuais.
Fonte:Tema de