trabalho
Introdução
O presente trabalho emerge na eminencia de se analisar as Classes Sociais na África ao Sul do Sahara.
Para abordagem do tema deste trabalho de forma sucinta, o grupo apresentará o trabalhode forma a fazer uma avaliação profunda do conteúdo de Silveira em, Sistemas de Partidos e Ideologias de Socialismo.
Objectivos
Objectivo geral
Analisar asclasses sociais na África ao Sul do Sahara
Objectivos específicos
Compreender o conceito de classes sociais;
Avaliar a existência das classes sociais na África ao Sul de Sahara.
Teoria de Classes Sociais
Do manifesto comunista é possível, compreender-se que, como teoria de mudança social, a teoria de classes sociais e o seu conceito corolário de luta clássica, baseiam-se na definição social, e não necessariamente estratificação social. Deste modo o esquema genérico de diferenciação de classes não inclui na sua manifestação teórica grupos baseados na casta, na religião, na tribo ou etnia. Embora assuma-se que a estratificação social é por hipótese analisada como um sob produto da diferenciação social, mantem-se o problema da importância estratificação social nas sociedades da africa tropical, e a estratificação social em vez da diferenciação que é mais claramente manifestada. Sendo que estratificação é originada pelos seguintes elementos:
Discrepância de rendimento;
Níveis de educação;
Hierarquia de ocupação.
Esses factores são conducentes a transforma-se em fontes suplementares de poder social.
Lichtheimresume o problema de diferenciação e estratificação na teoria marxiana da mudança social da seguinte forma: “No modelo marxiano, as classes não são um grupo de rendimento nem são extinções de estrato social originadas na divisão social do trabalho. São definidas através da propriedade, conceito que deve ser entendido, não em termos de riqueza, mas dinamicamente, como propriedade dos meios de produção, sujeitos eles próprios, a constante