Dimensões teórico- metodológicas da ginástica
1) Houve alguma manifestação de ginástica no período da pré-história? Explique.
Sim. A ginástica era um ato irracional usado em função de sua sobrevivência, utilizado atividades físicas em prol de sua defesa, caça, e ataque a tribos rivais.
2) Qual a importância da Grécia na história da ginástica?
Foram os gregos, os primeiros a usar os movimentos da ginástica com termos identificados e adaptaram a arte de exercitar o corpo para fortifica-los e dar agilidade aos soldados da Grécia.
3) Qual a importância de Roma na história da ginástica?
Os romanos, a exemplo dos gregos, adotaram a ginástica como prática para fins bélicos e militares.
4) Fale sobre a evolução dos aparelhos de ginástica.
Os aparelhos de circo como barras e trapézios inspiraram a ginástica de aparelhos.
Passaram a utilizar critérios de segurança, aplicação adequada da força através do estudos de mecânica do movimento.
Retiraram as características universais, espontâneas e com a ambiguidade do grotesco e colocaram-lhe o rosto da ciência e da técnica.
5) Faça uma síntese da evolução da ginástica.
A evolução da ginástica vem a ocorrer na segunda metade do século XIX na idade contemporânea, onde surgem as primeiras federações em vários países da Europa e posteriormente a federação internacional da ginástica (FIG). Por diante iniciam-se as competições internacionais, torneios e festivais, inclusive a participação feminina nas olimpíadas.
Um marco para a ginástica moderna foi a calistenia, a qual tinha os propósitos: corretivos, fisiológico e pedagógico. Era associada a um movimento ritmado usado em prol da melhoria da forma física. Foi introduzida nas escolas americanas e disseminada. Por proporcionar harmonia muscular ganhou adeptos, principalmente nos anos 80 coma ginástica aeróbica que invadiu as academias do RJ e SP, porém essa atividade era de alto impacto e acabou causando muitos micro traumatismos que a discredibilizou. No entanto hoje se repaginou e tem diferentes métodos