Dimensões Organizacionais
Estruturais são funções internas da empresa como: os processos que são utilizados para tornar o insumo em resultados, quantos funcionários é preciso para cada setor, cadeia de comando e a amplitude de controle.
Com a cadeia de comando fica fácil saber como é a hierarquia da empresa, quem é a autoridade e todos os setores, como mostra a figura a baixo:
Com a amplitude de controle podemos visualizar a linha de autoridade e quantidade de pessoas que se tem em uma empresa, quando se tem muitos subordinados em uma empresa utiliza-se uma estrutura vertical:
Quando não tem muitos subordinados utiliza-se a estrutura horizontal:
Uma forma mais clara de saber sobre qualquer departamento e as tarefas de funcionários é pela departamentalização ou diferenciação. São setores que são divididos horizontalmente formando arranjos.
Exemplos a baixo:
Departamentalização funcional:
Departamentalização por produto:
Departamentalização por cliente:
Departamentalização geográfica:
Dimensões Contextuais é vista a empresa como um todo, o tamanho, o ambiente, as estratégias, o porquê ter tal empresa e onde será o melhor lugar, a administração dos clientes também conta, pois é preciso saber quantos clientes a mesma ira conseguir atender. Um exemplo é uma clinica de estética, para abrir é preciso fazer um estudo sobre o local, como chegar até os clientes, quais os equipamentos precisos e procurar funcionários que entendam sobre estética.
Bibliografias:
http://online.unip.br/disciplina/detalhes/6625
http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/viewFile/1643/1235
http://gestaodecompetencias.blogspot.com.br/2009/01/as-dimenses-organizacionais-da.html