DIMENSÕES EDUCACIONAIS DO ATLETISMO
DIMENSÕES EDUCACIONAIS DO ATLETISMO
APLICAÇÃO EM DIFERENTES PROGRAMAS DE ATIVIDADES FISICAS
O Atletismo pode integrar diferentes programas de atividades físicas em escolas ou clubes. E isso falando da pratica da modalidade esportiva com suas regras e movimentos específicos. Como elemento cultural deve ser de acesso público.
Se na escola o objetivo se passa em transmitir o conhecimento, nos clubes é voltado para competições esportivas, mas ambos devem ter em vista a educação e suas relações humanas. Seu conteúdo tanto da escola como do clube está relacionado com as habilidades motoras básicas, e com as capacidades físicas básicas, e a junção destes elementos vão indicar o nível individual.
Pode se verificar se o atletismo é aprendido na escola com a seguinte dinâmica:
A turma é dividida em grupos, e os mesmos discutem qual a experiência com a modalidade antes da universidade. Depois numerem algumas justificativas que mostrem o porquê da não inclusão do atletismo no conteúdo das aulas, monte tudo no quadro, e a partir delas inicie uma discussão sobre as dificuldades e possibilidades que a envolvam no âmbito escolar.
Logo vemos e sabemos que não funciona dessa forma, em meio as muitas atividades repetitivas com bolas que predominam as aulas de educação física.
O atletismo não se aprende na escola, pelo menos não por enquanto, já que a maioria dos professores não ensinam este esporte, seja por falta de informação para ter o discernimento de que é necessário para formação do aluno em todos os aspectos, seja por falta do desejo de ensinar, pois não devia se tratar de uma livre escolha do profissional baseada em suas experiências e gostos, mas sim do compromisso com a transmissão da cultura.
Podemos dizer que o atletismo é um capítulo muitas vezes arrancado do livro de Educação Física, onde também deveriam estar presentes o voleibol, o futebol, a ginástica, a capoeira, entre tantos outros conteúdos. É fácil encontrarmos um