Dimensões Conceituais do Lazer
Com essa conquista, o trabalhador disponibilizava um aumento de tempo de não-trabalho, para recuperar-se fisicamente e exercer atividades de livre escolha. Surge aí o tempo livre.
Ansarah analisa o uso que o homem faz de seu tempo dividindo-o em quatro categorias: o tempo de vida natural ou biológico, tempo de trabalho, tempo para obrigações familiares e sociais e o tempo livre. No tempo de vida natural, o homem o utiliza para satisfazer suas necessidades fisiológicas e vitais, como dormir, comer e para a higiene pessoal. O tempo de trabalho é dedicado às suas ocupações profissionais. Há um tempo empregado para as suas obrigações familiares e sociais, como visitas familiares, idas a festas de aniversários e pagamento de contas. E, por fim, resta-lhe um tempo livre (COSTA, 2003).
Quando abordamos o termo tempo livre, reconhecemos a existência de um outro tempo que não possui essa qualidade. O tempo livre surge de uma noção oposta a um tempo não livre. Pode-se considerar o tempo livre como aquele em que o homem utiliza para realizar atividades discricionadas, ou seja, de livre escolha.
É nesse tempo livre do trabalho ou das obrigações que resulta o lazer. O significado de lazer inclui as seguintes ideias:
a) aproveitamento do tempo livre
b) estado de permissão, de disponibilidade, de liberdade.
c) atividade produtora de satisfação.
O termo lazer vem do latim licere, que significa ser permitido. Ou seja, significa poder executar livremente tarefas não