Dimensionamento Estrutural Casca
O que nos chamou atenção nessa obra foi como cada detalhe remete a leveza, sutileza. Pela sua monocromia, pela forma como se confunde o que é a estrutura do projeto, por como o arquiteto optou em fazer diferente ao usar os cabos. Os cabos utilizados nessa obra, são utilizados de uma forma que a força de empuxo é anulada, os cabos que sustentam a estrutura que aparenta um pássaro, fazem com que o “pilar de aço” sofra empuxo, mas os cabos que estão do lado oposto presos no chão, anulam a força.
A Pont du Gard cruza o rio Gardon, no sul da França, e é parte do aqueduto de Nîmes, uma estrutura de mais de 50 km de comprimento erguida no século 1º d.C. O trecho sobre a água tem um caimento de apenas 2,5 cm, o que indica a precisão dos engenheiros da Roma Antiga. A estrutura, que em seu ponto mais alto tem 48,8 m, forneceu água para a cidade até o século 6º.
Os aquedutos que um dia foram de grande utilidade para a população de Roma, hoje ainda embelezam as cidades e atraem turistas do mundo todo. E há uma razão para que até hoje eles se mantenham de pé: O arco utilizado pelos romanos, é uma grande estrutura que resiste a grande carga de compressão, que são distribuídas pela estrutura até o solo. Os arcos vencem grandes vãos, e por se “adequarem” as forças aplicadas, são altamente resistentes.
A Ponte Lupo, é uma ponte em arco sobre o rio Huangpu, na cidade de Xangai, China e foi construída para ligar Luwan ao distrito de Pudong. Na época foi considerada a ponte de arco mais longa do mundo com seu vão principal de 550 m e comprimento total de 3.900 m, sendo três