ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
As demonstrações contábeis são relatórios extremamente necessários para saber como a empresa realmente se encontra. Por isso é preciso que as informações utilizadas sejam sempre atualizadas, para que seja tomada sempre a melhor decisão. O objetivo da análise das demonstrações contábeis é dar uma visão mais ampla dos negócios aos administradores, com a finalidade de assegurar que as metas serão alcançadas e os recursos bem aplicados. Portanto, para que esse trabalho seja bem realizado, é preciso que os profissionais envolvidos se ajudem mutuamente. Algo que prejudica a análise das demonstrações contábeis é a omissão de dados. Os administradores devem fornecer todos os dados necessários, assim os contadores conseguirão fazer o melhor pela empresa e maximizar seus lucros.
II – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
II.1 – BALANÇO PATRIMONIAL
O balanço patrimonial é a forma mais básica de se apresentar uma empresa. Nele constam os bens, direitos e as obrigações da mesma, assim evidenciando a sua situação financeira. Ele representa a situação da empresa em um determinado momento. O principal objetivo do Balanço Patrimonial é obter o equilíbrio ente as partes (ativo e passivo), para assim poder acompanhar os acontecimentos da companhia e alcançar o melhor resultado possível.
II.2 – DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)
A DRE apresenta se a empresa obteve lucro ou prejuízo, utilizando seus custos, receitas e despesas. Através dela, é possível saber como os resultados foram gerados.
II.3 – DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPAC)
A DLPAC é um relatório contábil destinado a evidenciar, num determinado momento, as mutações ocorridas nos resultados acumulados da organização.
III – ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
III.1 – ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL
A análise horizontal utiliza cada item do balanço patrimonial, afim de estipular qual a tendência de crescimento da empresa, dividindo o valor de um pelo valor