Membranas e cascas delgadas
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 3
DEFINIÇÕES 4
Casca 4
Teoria da membrana 4
SISTEMAS CONSTRUTIVOS 5
Método Air-Formed 7
SOLICITAÇÃO DE ESFORÇOS 8
Cascas 8
Arco 9
CONCLUSÃO 10
EXEMPLO CONSTRUTIVO 11
Fotos 11
Cortes 12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre cascas delgadas e membranas, mais concretamente será abordado cascas delgadas, descrevendo seus conceitos, definições, e seu sistema construtivo. Além disso, fazem parte do trabalho representações gráficas (croquis, plantas entre outros), do assunto com objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre esse tipo de estrutura.
Está organizado em tópicos aos quais são seguidos por textos explicativos, optamos por abordar membranas, pois, percebemos que os temas se completam entre si, o que tornaria mais clara a compreensão do trabalho.
A metodologia utilizada foi a pesquisa na internet.
DEFINIÇÕES
Casca
Elemento superficial com curvas, com seus carregamentos tanto ao longo desta superfície como normal ou inclinado a sua superfície. Os principais representantes destes elementos são as cascas cilíndricas e as abóbodas.
Comportamento: As cascas são elementos que por serem curvos, de cilíndricos a geodésicos, sempre estarão tentando se aproximarem do comportamento dos arcos (compressão). As cascas modernas são geralmente muito mais abatidas
(flechas menores) que os arcos conceituais fazendo com que apareça flexão sempre.
O cisalhamento também pode ser desprezado.
Materiais: quanto aos materiais, temos os mesmo empecilhos das placas e chapas quanto ao aço e a madeira por isso geralmente encontraremos cascas de concreto armado. O aço e a madeira podem ser utilizados como domos de modo que ser “comportem” como cascas.
Cascas são estruturas de superfície delgadas, não planas, que recebem cargas distribuídas e