Dimensionamento do coeficiente de perfomance
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ENGENHARIA MECÂNICA
IBSON ALBERTO FERREIRA DE FREITAS
LABORATÓRIO DE REFRIGERAÇÃO E AR-CONDICIONADOS I
CÁLCULO DO CONFICIENTE DE PERFORMANCE DO REFRIGERADOR
NATAL - RN
2014
IBSON ALBERTO FERREIRA DE FREITAS
LABORATÓRIO DE REFRIGERAÇÃO E AR-CONDICIONADOS I
CÁLCULO DO COEFICIENTE DE PERFORMANCE DO REFRIGERADOR
Este relatório demostra como efetuar os cálculos para descobrir o COP do refrigerador ideal através de parâmetros extraídos do sistema em funcionamento.
NATAL - RN
2014
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo demostrar o cálculo do coeficiente de performance (COP) do refrigerador através do uso de informações extraídas do refrigerador de forma ideal. Tendo como objetivo o conhecimento prático de funcionamento do ciclo e suas características.
Palavras Chaves: COP, Ciclo, Cálculo.
INTRODUÇÃO
Segundo a primeira lei da termodinâmica que determina o princípio da conservação de energia, se resumindo a seguinte frase: Um sistema não pode criar ou consumir energia, mas apenas armazená-la ou transferi-la ao meio onde se encontra, como trabalho, ou ambas as situações simultaneamente, então, ao receber uma quantidade de calor (Q), esta poderá realizar um trabalho ( ) e aumentar sua energia interna do sistema (ΔU), ou seja, expressando matematicamente: Portanto em ciclo de refrigeração, aplicamos trabalho ( ) a um líquido refrigerante através do compressor, para que ele transfira energia de um ambiente interno para um ambiente externo. Utilizando de trocadores de calor, chamados de Evaporador e Condensador.
Segundo Clausius enunciava, “O calor não pode fluir, de forma espontânea, de um corpo de temperatura menor, para outro corpo de temperatura mais alta”. Para tanto, o cálculo do COP é interessante para que possamos