Routing De Bueiros
Capitulo 07-Bueiro ou travessia
Engenheiro Plínio Tomaz 10 de dezembro de 2013 pliniotomaz@uol.com.br
Capítulo 7
Bueiros ou travessias
“Engenharia= matemática + bom senso”
Prof. Marmo, cursinho Anglo-Latino, 1961
7-1
Curso de Manejo de águas pluviais
Capitulo 07-Bueiro ou travessia
Engenheiro Plínio Tomaz 10 de dezembro de 2013 pliniotomaz@uol.com.br
Capítulo 7-Bueiros ou travessias
7.1 Introdução
Soliman, 2013 chama de estruturas de travessias: pontes, bueiros, sifões, calhas e aquedutos. As pontes e bueiros são destinados a passagem de água, mas existe ainda os sifões invertidos ou sifões normais bem como a travessia de córregos com tubulações ou canais.
Conforme Mello Porto,2003 os tubos muito curtos são aqueles que estão no intervalo 5,0 < L/D ≤ 100, sendo L=comprimento e D= altura ou diâmetro do tubo.
Bueiros são condutos curtos usados em travessias de estradas e rodovias para passagem de um canal, córrego ou rio, mas também pode ser usado para passagem de pessoas e animais. Os termos bueiros e travesssias são sinônimos.
De modo geral os bueiros impedem a passagem de peixes a não ser que se reserve passagem de peixes. Para isto os bueiros devem ter nível de água de 0,20m a 0,50m e velocidade menor ou igual a 0,3m/s.
Alguns especialistas consideram que o bueiro tem largura menor que 6m e quando for maior trata-se de uma ponte. Na verdade não existe definição muito precisa, pois existem bueiros duplos e triplos com grandes larguras. Trata-se de uma decisão de beneficios e custos.
Os bueiros e pontes podem ser descritos em termos econômicos, hidráulicos, aspectos estruturais e manutenção.
Os custos de um bueiro são menores que uma ponte. Quanto aos cálculos hidráulicos as pontes são completamente diferentes. Na parte dos aspectos estruturais as pontes fazem parte da estrutura da estrada e devem ser consideradas as cargas de veículos. Quanto a manutenção, os bueiros necessitam de mais cuidados do que as pontes (Larry W. Mays