Dimensionamento de Ventilador
A simples renovação de ar em um recinto não significa que este se tornará salubre.
É necessário que o ar seja distribuído de tal forma que a taxa de contaminante seja a mesma em todos os pontos. O conhecimento da forma como o ar externo, por intermédio da turbulência, mistura-se com o ar interno é de fundamental importância no projeto do sistema de ventilação.
Contaminantes, sua origem e dosagens
Deve ficar bem claro que existe uma diferença sensível de objetivos entre a ventilação industrial e a comercial. Na ventilação comercial o objetivo principal é a eliminação de fumo, odores e calor; na ventilação industrial o objetivo é 1o controle da concentração de vários contaminantes, tais como pó, fumaça, fuligem, vapores, gases e outras impurezas químicas, bem como remoção de calor industrial. Contaminantes, em geral, são substâncias indesejáveis no ambiente. Seus efeitos podem ser tóxicos, quando inalado pelo ser humano, ou podem causar prejuízos a outros processos industriais, como poeira em instalações de pintura, etc.
CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE VENTILAÇÃO
Para classificar os sistemas de ventilação é necessário levar em consideração a finalidade a que se destinam. As finalidades da ventilação podem então ser:
1. Ventilação para a manutenção do conforto térmico:
Restabelece as condições atmosféricas num ambiente alterado pela presença do homem
Refrigera o ambiente no verão
Aquece o ambiente no inverno
2. Ventilação para a manutenção da saúde e segurança do homem:
Reduz concentrações no ar de gases, vapores, aerodispersóides em geral, nocivos ao homem, até que baixe a níveis compatíveis com a saúde;
Mantém concentrações de gases, vapores e poeiras, inflamáveis ou explosivos fora das faixas de inflamabilidade ou explosividade.
3. Ventilação para a conservação de materiais e equipamentos:
Reduz o aquecimento de motores elétricos, máquinas, armazéns ventilados com o fim de evitar