Dimensionamento de um trocador de calor
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 3
JUSTIFICATIVA 4
OBJETIVOS 5
METODOLOGIA 6
REFERENCIAL TEÓRICO 8
Dimensionamento Térmico de Trocadores de Calor - DTML 18
RESULTADOS ESPERADOS 19
CRONOGRAMA 20
REFERÊNCIAS 21
Pesquisas na internet: 21
INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
Diante de várias aplicações cruciais, o levantamento de estudos e desenvolvimento dos trocadores de calor tem uma vasta história. Porém, a mesma não estando num todo completa, pesquisadores continuam trabalhando com a finalidade de evolução e melhoria deste equipamento, principalmente devido a preocupação que se tem por questões ambientais e conservação de energia.
O equipamento de trocadores de calor trata-se de diversos tipos de configurações que são utilizados para realizar a transferência de energia sob a forma de calor entre dois ou mais fluídos. Seu dimensionamento define-se em calcular a área da superfície necessária para realizar a transferência de calor do fluído alternando a sua temperatura, de um fluído quente para um fluído frio. Vários métodos podem ser utilizados para realização do cálculo, dentre os mesmos se destacam dois mais utilizados e serão vistos posteriormente.
O aproveitamento ou a recuperação de energia é algo que destaca interesse a indústrias
Após o levantamento de estudos que comprovem sua viabilidade. Mesmo que o principal interesse seja o desenvolvimento econômico, uma das formas fundamentadas de interesse também englobam os aspectos ecológicos.
As aplicações específicas do mesmo podem ser encontradas em aquecimento e condicionamento de ambiente, recuperação de calor, processos químicos, etc. Como aplicações mais comuns deste tipo de equipamento têm: Aquecedores, resfriadores, condensadores, evaporadores, torres de refrigeração, caldeiras, etc.
JUSTIFICATIVA
Ao observamos o crescente uso de trocadores de calor na otimização de processos e