tranferência de calor
Departamento de Tecnologia Química
Fenômenos de Transporte II
Aluno: Ricardo Henrique Nascimento Frazão – 2009002921
Dimensionamento de trocadores de calor casco e tubo
São Luís
2013
1
Sumário
Introdução
Objetivos
Fundamentação teórica
Conclusão
Bibliografia
3
4
5
15
16
2
Introdução
Trocador de calor constitui-se em um dispositivo usado para realizar um processo da troca térmica na qual estão envolvidos dois fluidos com suas diferentes temperaturas. Esse processo é bastante comum nas muitas aplicações da engenharia. Desta maneira podemos utilizá-los no aquecimento e resfriamento de ambientes, no processo de condicionamento de ar, na produção de energia, e na recuperação de calor e também no processo químico. Dentre os trocadores de calor temos os trocadores do tipo casco e tubo, que serão o alvo desse estudo no trabalho apresentado, e apesar de sua grande aplicabilidade não apresentam a precisão desejada conforme os fluidos, o método e as condições empregadas, sendo que os erros podem chegar ordem de centenas por cento, principalmente para perda de carga e escoamento laminar.
3
Objetivos
Com esta pesquisa tem-se como alvo o dimensionamento de trocadores calor de casco e tubo, e utilizar-se-á o método de KERN, o mais tradicional de todos os métodos e se encontra no livro “Process Heat Transfer”.
4
Fundamentação teórica
O método de KERN tem fácil aplicação, e possui êxito com modelos de trocadores de calor casco e tubos com algumas restrições, apresenta pouca precisão, o que se torna mais complicado quanto mais o escoamento do fluido situa-se em regime laminar, o qual necessita de um tratamento bem mais sofisticado. Para o projeto de trocadores de calor o primeiro passo, antes do dimensionamento termo hidráulico, é o estabelecimento dos requisito a serem obedecidos pela unidade, levando em consideração as informações já vistas em outros trocadores.
1 –