Mecanismo de tranferência de calor
A transferência de calor pode ser definida como a transferência de energia de uma região para outra como resultado de uma diferença de temperatura entre elas.
É necessário o entendimento dos mecanismos físicos que permitem a transferência de calor de modo a poder quantificar a quantidade de energia transferida na unidade de tempo (taxa).
Os mecanismos de transferência de calor são: * Convecção: depende somente de um *T * Condução: depende de um *T e transporte de massa
* Radiação: depende somente de um *T
Condução de calor: É a troca de energia entre as partes de um meio contínuo que, estando em diferentes temperaturas, transferem energia térmica pela transferência de energia cinética entre as partículas individuais ou grupo de partículas, no nível atômico.
Gases: choque entre as partículas.
Metais: movimento de elétrons livres.
Líquidos e outros sólidos: vibrações de estrutura reticular.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONDUÇÃO
Fluxo de calor entre dois corpos
Consideremos dois corpos com diferentes temperaturas T1 e T2, sendo T2>T1. Se unirmos esses dois corpos com uma barra metálica de secção uniforme A e de comprimento L, ocorrerá a condução de calor do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura, determinando que ΔQ é a quantidade de calor que passa pela barra em um determinado intervalo de tempo Δt. O quociente entre a quantidade de calor e o intervalo de tempo é denominado de fluxo de calor que é representado pela letra grega fi (Φ) e matematicamente pode ser escrito da seguinte forma: Se a barra metálica que liga os dois corpos for envolvida por um isolante, verifica-se que após um determinado tempo essa barra atinge a situação denominada de regime estacionário, que se caracteriza por ter o mesmo fluxo de calor em qualquer ponto da barra. Em decorrência desse fato a barra atinge uma temperatura que é constante em toda barra, e não