RESUMO DOS PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR NO CORPO HUMANO
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
RESUMO DOS PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR NO CORPO HUMANO
DAVID GENESIS VICENTE BATISTA PEREIRA CAVALCANTI
Engenharia Mecânica/UFPB
OS PROCESSOS DE TRANFERÊNCIA DE CALOR NO CORPO HUMANO
Esses processos termodinâmicos e de transferências de calor são de fundamental análise, pois, mais a frente, serão de extrema importância na análise do conforto térmico e projetos de refrigeração por ar condicionado. Sob o ponto de vista da termodinâmica o corpo humano é uma máquina ineficiente. Por outro lado, é um excelente regulador de sua própria temperatura. O corpo humano opera com os alimentos como combustível, parte da energia produzida é utilizada na realização de trabalho e a restante é rejeitada como calor, sendo o mesmo rejeitado para o ambiente através da pele. Em regime estacionário a energia produzida pelo metabolismo é igual ao calor transferido do corpo por convecção, radiação, evaporação e pela respiração. Se momentaneamente a taxa de metabolismo não é compensada pelo calor transferido, a temperatura do corpo varia, ocorrendo um armazenamento de energia no corpo. Assim, um balanço de energia para o corpo resulta em:
Alguns dos termos da equação acima representam sempre liberação do calor pelo corpo, enquanto que os termos de radiação, convecção e armazenamento de energia tanto podem ser positivos quanto negativos. Ou seja, dependendo das condições ambientes o corpo pode ganhar ou perder calor por convecção ou radiação.
Metabolismo É o processo pelo qual o corpo converte a energia dos alimentos em trabalho e calor. Considerando o corpo humano como uma máquina térmica, uma pessoa pode converter a energia dos alimentos em trabalho com uma eficiência de no máximo 15 a 20%. A taxa de metabolismo é importante porque representa o calor a ser removido pelo corpo através dos distintos mecanismos, representando uma parcela da