Sociologia e globalização
Globalização pode ser definida como um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.
É por esse processo que as pessoas, empresas e governos trocam informações, realizam transações financeiras e comerciais, além de espalharem aspectos culturais pelo planeta.
Origem da Globalização
Sobre a origem da globalização não há um consenso a respeito. Os estudiosos se dividem em três pensamentos, alguns estudiosos falam dos anos 80 , quando os governos começaram a implantar o programa econômico neoliberal, abrindo suas portas a entrada do capital e das mercadorias estrangeiras; já outros defendem que a origem da globalização remonta à segunda metade do século XIX , quando as grandes economias capitalistas iniciaram a primeira grande onde de investimentos no exterior , a época que se inaugurou o Imperialismo; e por ultimo alguns estudiosos defendem que a globalização é um fenômeno bem mais antigo, que surgiu com as grandes viagens marítimas dos séculos XV e XVI , a partir da conquista dos chamados de Novo Mundo por causa da dinâmica da política econômica mercantilista, integrando colônias e metrópoles no comercio mundial.
Porém o termo “globalização” passou a ser usado somente após a Guerra Fria, ao tornar-se o “assunto do momento” , aparecendo em círculos intelectuais e nos meios de comunicação. Tornando possível a união de países e povos.
Desequilíbrios e perspectivas da globalização
O processo produtivo mundial é formado por um conjunto de umas 400-450 grandes corporações (a maioria delas produtora de automóveis e ligada ao petróleo e às comunicações) que têm seus investimentos espalhados pelos 5 continentes. A nacionalidade delas é majoritariamente americana, japonesa, alemã, inglesa, francesa, suíça, italiana e holandesa. Portanto, pode-se afirmar sem erro que os países que assumiram o controle da primeira fase da globalização (a de 1450-1850), apesar da descolonização e dos desgastes das